Administrar lavanderias self-service demanda o acompanhamento de métricas de gestão, com o intuito de garantir assertividade em suas decisões estratégicas.
Afinal, é indispensável que se tenha dados com os quais possa trabalhar, para que consiga gerenciar o negócio da melhor forma possível, visando garantir que tenha assertividade em suas decisões.
Algumas métricas de gestão de vendas precisam ser intimamente conhecidas pelo gestor, que deverá analisar cuidadosamente os relatórios de sua lavanderia no dia a dia. Para te ajudar, nós trouxemos dados relevantes, confira tudo a seguir.
Quais são as métricas de gestão de vendas em lavanderias para acompanhar?
Existem várias métricas que são importantes e revelam a saúde financeira de sua empresa, o que desencadeia a necessidade de acompanhá-las, como:
1. Faturamento mensal: uma das métricas de gestão mais acompanhadas
É fundamental compreender o total de vendas realizadas dentro do período de um mês. Acompanhando essa métrica é possível garantir que você entenda tendências e sazonalidades.
Por exemplo: o mês de janeiro sempre tem muito movimento, enquanto setembro é fraco. Diante dessas informações, é viável tomar decisões que são assertivas, com o intuito de garantir que se mantenha uma média de faturamento saudável.
Se em janeiro o mês é muito intenso de uso da lavanderia e em setembro o faturamento cai pela metade, é possível definir uma estratégia promocional para atrair clientes em setembro.
Portanto, o faturamento é mais que um dado que revela as vendas, ele precisa ser analisado com cuidado para a tomada de decisão ser beneficiada.
2. Ticket médio
Na lavanderia self-service o ticket médio é especialmente importante, por revelar se a maioria dos clientes só lava a roupa e seca em casa ou utiliza as suas secadoras.
De modo que, é um indicador que ajudará a rastrear os hábitos de seus consumidores, contribuindo para que possa ter clareza sobre quais medidas adotar.
Se as lavadoras são intensamente usadas e as secadoras não, é interessante adotar medidas educativas sobre o uso da secadora, fazendo publicações e enviando orientações para os clientes. Afinal, algumas pessoas possuem receio de encolher a roupa.
Além disso, é possível oferecer desconto para que a pessoa que sempre lava roupa em sua lavanderia também use a secadora.
O objetivo é sempre que o consumidor tenha o maior ticket médio possível, garantindo que a lavanderia tenha um bom faturamento o ano inteiro.
3. Número de clientes atendidos
É interessante monitorar quantos clientes são atendidos em um determinado período do dia. De modo que, possa identificar quais são os horários de pico na lavanderia e se faz fila para usar os equipamentos.
O objetivo é simples: é necessário identificar se há demanda por uma nova máquina de lavar, por exemplo. Afinal, se o cliente encontra a lavanderia lotada e percebe que vai demorar o dobro do tempo para lavar suas roupas, o apelo de ser um método prático de lavagem se perde.
E isso é bastante problemático quando o objetivo é a fidelização. O ideal é que você tenha uma estratégia clara, com o intuito de garantir que seus equipamentos não estejam nos extremos: ociosos demais ou com fila.
4. Acompanhe resultados de promoções e descontos
Com base nas métricas de gestão de vendas, é possível observar, por exemplo, os períodos ociosos na lavanderia e fazer promoções para ocupar as máquinas pelo máximo de tempo possível.
Suponha que entre terça e quinta-feira todos os dias no período da tarde a lavanderia está completamente vazia. Isso é péssimo para o faturamento do mês.
Ao observar isso, é interessante fazer um preço diferente para a terça e quinta, com o intuito de que seja possível manter a lavanderia sempre cheia. Promoções por dia e horário, por meio da funcionalidade preço dinâmico, são uma excelente maneira de atrair novos clientes e garantir que aqueles consumidores regulares também voltem.
Afinal, eles vão enxergar o horário como algo vantajoso, o que motiva a procura por lavar roupa durante a semana. De modo que, no final de semana que sempre está lotado o fluxo fique mais controlado, garantindo que todos lavem suas roupas com conforto e a lavanderia tenha um fluxo constante e clientes mais satisfeitos.
Obviamente o período promocional deve ser reavaliado em tempos em tempos. Contudo, ele deve durar tempo suficiente para que as pessoas se habituem a usar os serviços da lavanderia naquele horário que normalmente estava vazio.
5. Dados de retenção do cliente
Avalie com frequência a porcentagem de clientes que são fiéis à sua lavanderia. Afinal, é importantíssimo trabalhar a fidelização no sistema de lavanderias self-service.
O objetivo ao fidelizar o cliente é que ele não considere procurar seus concorrentes. De modo que, sua lavanderia possa ter um faturamento saudável, sem altos custos de aquisição de novos clientes.
É muito mais barato em termos de investimento publicitário fidelizar um cliente que já conhece seus serviços do que adquirir um novo cliente.
Por isso mesmo, aproveite os dados de seu sistema de pagamentos, identifique a frequência que seus clientes visitam a lavanderia e acompanhe a fidelidade.
É válido adotar estratégias como um desconto especial após o cliente alcançar um determinado número de lavagens. De modo que, a fidelidade seja continuamente incentivada, para que seu público volte com frequência ao estabelecimento.
Tenha um sistema que te oferece métricas de gestão precisas para a lavanderia self-service
É indispensável ter um sistema de gestão que te oferece a possibilidade de acompanhar métricas importantes de gestão de vendas em lavanderias self-service.
Afinal, é preciso ter esses dados para que seja possível tomar decisões importantes, como o horário ideal para fazer a manutenção das máquinas, por exemplo.
Quando a gestão é baseada em números, é natural que a performance da lavanderia seja muito mais eficiente. Afinal, a gestão ganha qualidade. É viável se tornar muito mais eficiente tomando decisões com base nos números da empresa.
É possível definir promoções, o momento ideal para comprar novos equipamentos e uma série de outros dados, para que possa obter informações relevantes que serão essenciais para que possa aumentar a lucratividade de sua lavanderia.
Com o sistema PagLave é possível ter dados detalhados sobre o comportamento de seus consumidores e beneficiar o seu negócio. De modo que, a sua gestão seja muito mais assertiva, pautada nos dados mais recentes de sua lavanderia. Que tal experimentar?